Apresentação

"Transeunte" é o primeiro longa-metragem de ficção de Eryk Rocha.

O filme narra a história de Expedito, um aposentado de 65 anos que transita pelas ruas do Rio de Janeiro. Sua realidade se assemelha a de muitos brasileiros que passam despercebidos pelo ritmo acelerado da metrópole. Ele é apenas mais um que transita por esse deserto urbano.

Através da vida de Expedito investigamos o Brasil contemporâneo. Onde vivem os possíveis projetos do “país do futuro”? Projetos de felicidade? Desenvolvimento? Riqueza? A impotência e a inércia da vida de Expedito contrastam com a velocidade dos acontecimentos que ele escuta continuamente em seu radinho portátil, fiel companheiro.

Enquanto acompanhamos a vida de Expedito, uma pesquisadora realiza entrevistas nas ruas do Centro, recolhendo depoimentos sobre a vida destes anônimos. A autenticidade de detalhes dos depoimentos evidencia a riqueza de cada transeunte anônimo. Rostos desconhecidos que encerram na expressão um universo de realizações, sonhos, histórias e tristezas.

sobre a seleção de elenco

SELEÇÃO DE ELENCO ATÉ 14/4/2009.


O filme é visitado e revisitado por anônimos que circulam pelo centro da cidade do Rio de Janeiro. Por desenvolver uma narrativa fortemente influenciada pelo documentário, buscamos atores que não sejam identificados pelo público por ampla atuação em televisão e/ou cinema.

Para alguns personagens específicos escalaremos, preferencialmente, pessoas que não sejam atores, mas que executem as mesmas funções e/ou profissões dos personagens listados.

Aos interessados, favor enviar currículo, foto e material de vídeo indicando no envelope ou corpo do e-mail o personagem no qual se enquadra para o endereço Rua do Russel, 270 / 5ºandar - Glória - Rio de Janeiro, RJ CEP: 22210-010 - Projeto "Transeunte" ou para o e-mail transeunte09@gmail.com


Atenção, o material não será devolvido.

Cronograma

Envio do material até 14 de abril de 2009.

As filmagens estão previstas para o mês de junho na cidade do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Protagonista

EXPEDITO SILVA SOARES tem 65 anos e é aposentado. Passou a vida trabalhando no serviço público e morando com a mãe, Metilene, até que ela morresse, há nove anos. Expedito vive da aposentadoria, tem algum dinheiro guardado e leva a vida em plena solidão no apartamento que herdou da mãe. Ele viveu um único grande amor: Ester. Mas, por não conseguir equilibrar a relação com a mãe e a relação amorosa, acabou sendo abandonado e nunca teve filhos. Expedito vive até hoje perseguido pelo fantasma desse amor. Todos os laços de Expedito são com o passado - o trabalho, o amor, a família - hoje, ele não possui nada que comprove sua passagem pelo mundo, além de contas, documentos e fotos.

2 comentários:

  1. Eu acredito nas minhas possibilidades para os seguintes papeis:Expedito,O Pintor e O Barbeiro.
    Acredito neles pelo fato de ter conhecimentos de artes plasticas mas tambem,pelo ar contemplativo destes personagens.Isto é,todo pintor é observador,todo barbeiro é bom ouvinte e todo funcionario publico é pensativo e contemplativo.Creio que tenho idade e experiencia para interpreta-los.
    Segue no e-mail de contato o meu material.
    OBS:Apesar da experiencia não tenho a figura marcada pela midia.

    Meu nome é Eudes Carvalho.

    ResponderExcluir
  2. Eryk,

    O desafio de um teste para o Expedito muito me instiga.Sou um pouco mais novo,mas gosto de criar tipos, composiçoes convincentes,etc.
    Segue um pequeno trecho de "DIA DOS LOUCOS", atual trabalho em Teatro.( youtube)

    " DIA DOS LOUCOS" ,de MARCOS AMERICANO.

    ResponderExcluir