Apresentação

"Transeunte" é o primeiro longa-metragem de ficção de Eryk Rocha.

O filme narra a história de Expedito, um aposentado de 65 anos que transita pelas ruas do Rio de Janeiro. Sua realidade se assemelha a de muitos brasileiros que passam despercebidos pelo ritmo acelerado da metrópole. Ele é apenas mais um que transita por esse deserto urbano.

Através da vida de Expedito investigamos o Brasil contemporâneo. Onde vivem os possíveis projetos do “país do futuro”? Projetos de felicidade? Desenvolvimento? Riqueza? A impotência e a inércia da vida de Expedito contrastam com a velocidade dos acontecimentos que ele escuta continuamente em seu radinho portátil, fiel companheiro.

Enquanto acompanhamos a vida de Expedito, uma pesquisadora realiza entrevistas nas ruas do Centro, recolhendo depoimentos sobre a vida destes anônimos. A autenticidade de detalhes dos depoimentos evidencia a riqueza de cada transeunte anônimo. Rostos desconhecidos que encerram na expressão um universo de realizações, sonhos, histórias e tristezas.

sobre a seleção de elenco

SELEÇÃO DE ELENCO ATÉ 14/4/2009.


O filme é visitado e revisitado por anônimos que circulam pelo centro da cidade do Rio de Janeiro. Por desenvolver uma narrativa fortemente influenciada pelo documentário, buscamos atores que não sejam identificados pelo público por ampla atuação em televisão e/ou cinema.

Para alguns personagens específicos escalaremos, preferencialmente, pessoas que não sejam atores, mas que executem as mesmas funções e/ou profissões dos personagens listados.

Aos interessados, favor enviar currículo, foto e material de vídeo indicando no envelope ou corpo do e-mail o personagem no qual se enquadra para o endereço Rua do Russel, 270 / 5ºandar - Glória - Rio de Janeiro, RJ CEP: 22210-010 - Projeto "Transeunte" ou para o e-mail transeunte09@gmail.com


Atenção, o material não será devolvido.

Cronograma

Envio do material até 14 de abril de 2009.

As filmagens estão previstas para o mês de junho na cidade do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Homens com idade entre 45 e 55 anos

- PINTOR (cena 28) tem 56 anos, saudável e queimado de sol. Passa e ganha a vida pintando muros, grades e letreiros, numa tentativa (sempre ineficiente) de resistir à passagem do Tempo e as suas marcas.

- TAXISTA (cena 35) 40 anos, trabalha há mais de 20 na praça, tem muita prática na direção.

- HEITOR (cena 102) tem 45 anos, surfou muito na adolescência e pegou todas as meninas que quis. Carismático e comunicativo.

- FLAVIO (cena 102) tem 45 anos, sempre foi tímido e passou a adolescência desapercebido dos grupos que frequentou.

- ADAUTO, O BARBEIRO (cena 29) tem entre 50 e 55 anos. É neto e filho de barbeiros, passou a vida em barbearias. Tem muita prática no manejo da navalha e de todos os seus instrumentos de trabalho.
OBS: Estamos em busca de barbeiros profissionais.

- GARÇOM AMIGO (cena 136) tem 45 anos e trabalha como garçom no mesmo bar há mais de 15. Sempre serve Expedito quando ele aparece.

3 comentários:

  1. Bom...o perfil que mais se adapta a mim é do personagem - FLAVIO (cena 102) tem 45 anos, sempre foi tímido e passou a adolescência desapercebido dos grupos que frequentou. Mas como tenho 52 anos não sei se , exatamente, sairá do eixo temático. De qualquer forma meu pai era presidente do Teatro de Amadores de Cambuquira Minas Gerais...sempre gostei de teatro mas nunca atuei...no entanto acredito piamente que o perfil do personagem acima cai de luva sobre minha pessoa. Se o diretor achar que é possível a minha candidatura favor entrar em contato através do email: eneasf.bhe@terra.com.br - Belo Horizonte MG

    ResponderExcluir
  2. Bom...o perfil que mais se adapta a mim é do personagem - FLAVIO (cena 102) tem 45 anos, sempre foi tímido e passou a adolescência desapercebido dos grupos que frequentou. Mas como tenho 52 anos não sei se , exatamente, sairá do eixo temático. De qualquer forma meu pai era presidente do Teatro de Amadores de Cambuquira Minas Gerais...sempre gostei de teatro mas nunca atuei...no entanto acredito piamente que o perfil do personagem acima cai de luva sobre minha pessoa. Se o diretor achar que é possível a minha candidatura favor entrar em contato através do email: eneasf.bhe@terra.com.br - Belo Horizonte MG

    ResponderExcluir
  3. Peço licença para falar sobre o candidato Enéas...
    Sou uma pessoa que conviveu com ele na infância/adolescência, podendo opnar sobre sua "candidatura" ao papel do personagem Flávio.
    Enéas era assim como Flávio, tímido, calado, deixando passar despercebidas muitas coisas em torno de si, como o amor que despertava, a admiração de que era alvo, os olhares de quem o buscava... Sofria calado o que lhe invadia a alma...
    O fato de ele estar com 52 anos e o personagem ter apenas 45, não vejo que seria empecilho para sua atuação na peça pois, aos 52 anos ele é conservado, espirituoso, um homem vistoso, atraente.
    Conheci o Sr. seu pai, Benedito Ferreira, presidente do Teatro de Amadores de Cambuquira, sul de Minas. Foi um grande homem, sempre levou a sério seu trabalho, executando-o de forma admirável. Assim, seu filho Enéas, carrega nas veias, o amor pelo teatro.
    Tomo a liberdade de tecer tais considerações devido ao fato de ter tomado conhecimento de seu interesse pela peça e, como amiga de infância, penso que poderá haver uma possibilidade de ele representar muitíssimo bem o personagem a ser incorporado.
    Agradecida pela atenção, sou Meimei Corrêa, presidente da CAPPAZ - Confraria de Artistas e Poetas pela Paz, seccional Campos Gerais/Mg, Membro Correspondente da Academia Vargiinhense de Letras, Artes e Ciências, locutora do Programa Domingo Romântico, Rádio Cidade FM 87,9, Campos Gerais.
    http://www.meimeicorrea.blogspot.com
    http://www.mensagensvirtuais.com.br/eu.php?id=133733

    ResponderExcluir