Apresentação

"Transeunte" é o primeiro longa-metragem de ficção de Eryk Rocha.

O filme narra a história de Expedito, um aposentado de 65 anos que transita pelas ruas do Rio de Janeiro. Sua realidade se assemelha a de muitos brasileiros que passam despercebidos pelo ritmo acelerado da metrópole. Ele é apenas mais um que transita por esse deserto urbano.

Através da vida de Expedito investigamos o Brasil contemporâneo. Onde vivem os possíveis projetos do “país do futuro”? Projetos de felicidade? Desenvolvimento? Riqueza? A impotência e a inércia da vida de Expedito contrastam com a velocidade dos acontecimentos que ele escuta continuamente em seu radinho portátil, fiel companheiro.

Enquanto acompanhamos a vida de Expedito, uma pesquisadora realiza entrevistas nas ruas do Centro, recolhendo depoimentos sobre a vida destes anônimos. A autenticidade de detalhes dos depoimentos evidencia a riqueza de cada transeunte anônimo. Rostos desconhecidos que encerram na expressão um universo de realizações, sonhos, histórias e tristezas.

sobre a seleção de elenco

SELEÇÃO DE ELENCO ATÉ 14/4/2009.


O filme é visitado e revisitado por anônimos que circulam pelo centro da cidade do Rio de Janeiro. Por desenvolver uma narrativa fortemente influenciada pelo documentário, buscamos atores que não sejam identificados pelo público por ampla atuação em televisão e/ou cinema.

Para alguns personagens específicos escalaremos, preferencialmente, pessoas que não sejam atores, mas que executem as mesmas funções e/ou profissões dos personagens listados.

Aos interessados, favor enviar currículo, foto e material de vídeo indicando no envelope ou corpo do e-mail o personagem no qual se enquadra para o endereço Rua do Russel, 270 / 5ºandar - Glória - Rio de Janeiro, RJ CEP: 22210-010 - Projeto "Transeunte" ou para o e-mail transeunte09@gmail.com


Atenção, o material não será devolvido.

Cronograma

Envio do material até 14 de abril de 2009.

As filmagens estão previstas para o mês de junho na cidade do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Mulheres de 50 anos

- MULHER X - 55 anos. Cabelos negros, olhos escuros.

- A CATADORA (cena 26) - mulher de 50 e poucos anos, mendiga de aparência limpa, que passa o dia pelas ruas do Centro, com sua sacola, catando os restos deixados pelo sistema.

- ATENDENTE DA PAPELARIA (cena 90), tem 50 anos, usa óculos e fala com sotaque estrangeiro.

- MULHER DIFERENTE (cena 135) tem 50 anos, um sorriso lindo. Muito simpática, olha as pessoas nos olhos. Sente-se atraída por Expedito.

2 comentários:

  1. tenho interesse na personagem da vendedora de papelaria.ja trabalhei como vendedora,e fiz um filme com julio bressane,fui assistente de carlinhos pietro,em beijo na boca gosto muito do trabalho de erick e manuela .meu nome e shirley.mandarei material valeu

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ter 50 anos fiquei facinada pela "catadora de lixo".Ela não pode ter 43???
    faz muita diferença a idade? O mais importante não seria o que ela representa no filme? mandei já meu material.

    ResponderExcluir