Apresentação

"Transeunte" é o primeiro longa-metragem de ficção de Eryk Rocha.

O filme narra a história de Expedito, um aposentado de 65 anos que transita pelas ruas do Rio de Janeiro. Sua realidade se assemelha a de muitos brasileiros que passam despercebidos pelo ritmo acelerado da metrópole. Ele é apenas mais um que transita por esse deserto urbano.

Através da vida de Expedito investigamos o Brasil contemporâneo. Onde vivem os possíveis projetos do “país do futuro”? Projetos de felicidade? Desenvolvimento? Riqueza? A impotência e a inércia da vida de Expedito contrastam com a velocidade dos acontecimentos que ele escuta continuamente em seu radinho portátil, fiel companheiro.

Enquanto acompanhamos a vida de Expedito, uma pesquisadora realiza entrevistas nas ruas do Centro, recolhendo depoimentos sobre a vida destes anônimos. A autenticidade de detalhes dos depoimentos evidencia a riqueza de cada transeunte anônimo. Rostos desconhecidos que encerram na expressão um universo de realizações, sonhos, histórias e tristezas.

sobre a seleção de elenco

SELEÇÃO DE ELENCO ATÉ 14/4/2009.


O filme é visitado e revisitado por anônimos que circulam pelo centro da cidade do Rio de Janeiro. Por desenvolver uma narrativa fortemente influenciada pelo documentário, buscamos atores que não sejam identificados pelo público por ampla atuação em televisão e/ou cinema.

Para alguns personagens específicos escalaremos, preferencialmente, pessoas que não sejam atores, mas que executem as mesmas funções e/ou profissões dos personagens listados.

Aos interessados, favor enviar currículo, foto e material de vídeo indicando no envelope ou corpo do e-mail o personagem no qual se enquadra para o endereço Rua do Russel, 270 / 5ºandar - Glória - Rio de Janeiro, RJ CEP: 22210-010 - Projeto "Transeunte" ou para o e-mail transeunte09@gmail.com


Atenção, o material não será devolvido.

Cronograma

Envio do material até 14 de abril de 2009.

As filmagens estão previstas para o mês de junho na cidade do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Protagonista

EXPEDITO SILVA SOARES tem 65 anos e é aposentado. Passou a vida trabalhando no serviço público e morando com a mãe, Metilene, até que ela morresse, há nove anos. Expedito vive da aposentadoria, tem algum dinheiro guardado e leva a vida em plena solidão no apartamento que herdou da mãe. Ele viveu um único grande amor: Ester. Mas, por não conseguir equilibrar a relação com a mãe e a relação amorosa, acabou sendo abandonado e nunca teve filhos. Expedito vive até hoje perseguido pelo fantasma desse amor. Todos os laços de Expedito são com o passado - o trabalho, o amor, a família - hoje, ele não possui nada que comprove sua passagem pelo mundo, além de contas, documentos e fotos.

Ester, a Mulher X

ESTER, A MULHER X foi o grande e único amor da vida de Expedito. Eles se conheceram no serviço público e ela fez de tudo para ficar com ele. Chegou a engravidar mas o stress que vivia com a sogra acabou fazendo com que perdesse o bebê. Ester foi morar no interior e Expedito perdeu o contato com ela. Ela tinha os olhos grandes e negros e pescoço alongado - este é o padrão da Mulher X, que Expedito vê refletido em quase todas as mulheres com que cruza pela rua.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Adolescente

- ADOLESCENTE X 17 (cena 116) estuda em escola pública, dedica-se aos estudos mas aproveita a vida da sua idade. Olhos grandes e escuros, pescoço alongado.

- DOIS ADOLESCENTES (cena 92) entre 12 e 14 anos, estão na fase em que tudo é sexo e sexo é tudo.

Mulheres de 50 anos

- MULHER X - 55 anos. Cabelos negros, olhos escuros.

- A CATADORA (cena 26) - mulher de 50 e poucos anos, mendiga de aparência limpa, que passa o dia pelas ruas do Centro, com sua sacola, catando os restos deixados pelo sistema.

- ATENDENTE DA PAPELARIA (cena 90), tem 50 anos, usa óculos e fala com sotaque estrangeiro.

- MULHER DIFERENTE (cena 135) tem 50 anos, um sorriso lindo. Muito simpática, olha as pessoas nos olhos. Sente-se atraída por Expedito.

Homens com idade entre 45 e 55 anos

- PINTOR (cena 28) tem 56 anos, saudável e queimado de sol. Passa e ganha a vida pintando muros, grades e letreiros, numa tentativa (sempre ineficiente) de resistir à passagem do Tempo e as suas marcas.

- TAXISTA (cena 35) 40 anos, trabalha há mais de 20 na praça, tem muita prática na direção.

- HEITOR (cena 102) tem 45 anos, surfou muito na adolescência e pegou todas as meninas que quis. Carismático e comunicativo.

- FLAVIO (cena 102) tem 45 anos, sempre foi tímido e passou a adolescência desapercebido dos grupos que frequentou.

- ADAUTO, O BARBEIRO (cena 29) tem entre 50 e 55 anos. É neto e filho de barbeiros, passou a vida em barbearias. Tem muita prática no manejo da navalha e de todos os seus instrumentos de trabalho.
OBS: Estamos em busca de barbeiros profissionais.

- GARÇOM AMIGO (cena 136) tem 45 anos e trabalha como garçom no mesmo bar há mais de 15. Sempre serve Expedito quando ele aparece.

Homens Jovens

- VENDEDOR DE PILHA (cena 103) tem cerca de 30 anos e ganha a vida vendendo pilha no Centro da cidade.

- MOCINHO DA TV (cena 79) 20 anos, rostinho saudável e corpo bonito.

- PEDRO (cena 92) forma um casal feliz de 25/30 anos com Ana. Os dois namoram há pouco tempo e vivem um momento romântico da relação - entre discussões apaixonadas e beijos tórridos.

Senhoras

- VELHINHA SUPERMERCADO (cena 97) 80 anos, mora sozinha e resolve tudo da sua vida. Puxa papo com todo mundo.

- SENHORAS 1 e 2 DO PASTEL (cena 96) irmãs viúvas que fazem compras juntas. Implicam uma com a outra o tempo inteiro.

- PROFETA (cena 143) mulher de 60 anos. Maltratada pela vida, ela se desligou da realidade e prega pelas ruas. Dorme cada dia em um lugar e se alimenta do que encontra.

Mulheres Jovens

- PESQUISADORA CELULAR (cena 96) 20 anos, magrinha, moradora de comunidade. Vaidosa, usa vários adereços (brincos, colar, anel, lenço, maquiagem) com o uniforme obrigatório da empresa.

- MULHER X 25 (CENA 73) Trabalha de vendedora numa lojinha do Saara.

- MÃE DE VÍTOR (cena 59) tem 25 anos, veio do interior para morar na cidade grande em busca de trabalho. Tem um filho de 4 anos doente e vai à luta, pedindo até dinheiro no sinal.

- MOCINHA DA TV (cena 79) 20 anos, rostinho saudável e corpinho bonito.

- ANA (cena 92) forma um casal feliz de 25/30 anos com Pedro. Os dois namoram há pouco tempo e vivem um momento romântico da relação - entre discussões apaixonadas e beijos tórridos.

- CAIXA SUPERMERCADO (cena 97) 27 anos, vaidosa. Usa o salário pra pagar o curso de cabeleireira no Senac. Amiga de todos os outros funcionários, com os quais sai pra tomar chopp toda quinta e sábado.

Crianças

- MENINA DE 5 ANOS (cena 93) bonita, simpática e extrovertida.

- FILHO MULHER X 45,1O ANOS (cena 14)

- CRIANÇA SUPERMERCADO (cena 96) menina de 4 anos, como não tem com quem ficar, acompanha a mãe em todas as suas tarefas e aprendeu a se comportar.

Senhores

- FOTÓGRAFO (cena 146) tem cerca de 60 anos, magro. É simpático e concentrado no trabalho.

- DONO DE BAR (cena 78) tem 70 anos, português que já mora no Brasil há 40 anos mas nunca perdeu o sotaque, nem deixa de usar o chapéu alentejano. Cuida do bar com o irmão que parece gêmeo.
OBS: Preferência a gêmeos.

- ZÉ APOSENTADO (cena 93) tem 75 anos e muito humor, apesar das rugas indicarem uma vida dura.

Mulheres entre 30 e 45 anos

- KÁTIA (cena 102) tem 38/40 anos e está tentando engravidar há quatro. Há seis anos é casada com Jorge, que é cinco anos mais novo que ela.

- OLGA,MULHER X (cena 25) tem 35 anos, namora Eduardo há mais de dez anos e tem muita vontade de casar com ele mas enfrenta forte resistência da sogra que é doente.

- ANDRÉIA (cena 75), tem 30 anos, vive ocupada com seus afazeres: trabalho, namorado, amigos. Tenta manter certa regularidade nos contatos com o tio, mas a vida corrida faz com que ela o veja menos do que gostaria. Andréia tem uma afeição verdadeira por Expedito, mas sua grande relação era com a tia-avó, Metilene. Está ligada a expedito pela ausência da tia-avó.

- MÃE SUPERMERCADO (cena 96) 35 anos, não tem com quem deixar a filha, que acaba indo com ela pra todos os lugares.

- MULHER X 30 (cena 118) trabalha como bancária, mas nunca descuida do corpinho, é passista da Portela e tem a auto-estima lá em cima. Olhos grandes e escuros, pescoço alongado.

- MULHER X 40 (cena 45) tem 40 anos e vive na correria entre dois empregos. Tem muitos amigos e procura dar atenção a todos; às vezes perde a paciência mas mesmo aí tenta ser gentil.

- ATENDENTE DA CASA LOTÉRICA (cena 43) típica figura brasileira, que mantém a personalidade divertida no trabalho. Fala alto e alegra o expediente.

- MULHER X 45, com filho (cena 14) - típica mãe solteira que batalha pra criar o filho.

- MULHER X 45 (cena 123) trabalha como protituta desde os 20 anos e está no Hotel Paris há cinco. Olhos escuros e grandes, pescoço alongado.

- MARIANA (cena 135) publicitária, tem 30 anos, namora João há pouco mais de um ano. Os dois se dão muito bem e suas discussões sempre terminam em risadas.

Homens com idade entre 30 e 40 anos

- FUNCIONÁRIO CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (cena 13) - 40 anos, eficiente e ágil no atendimento.

- JORGE (cena 102) tem 33/35 anos, é cheio de amigos e joga futebol três vezes por semana. É apaixonado por Kátia, com quem está junto há seis anos. Ela é cinco anos mais velha que ele.

FUNCIONÁRIO DO CEMITÉRIO (cena 33) tem 35/40 anos. Está acostumado ao dia-a-dia o cemitério e executa suas tarefas sem envolvimento.

- COVEIRO (cena 08) - cerca de 30 anos, magro porém com músculos vigorosos.

- EDUARDO (cena 25) tem 40 anos, namora Olga há mais de dez anos, gosta muito dela e tem vontade de ter um filho. No entanto, sua mãe é doente e ele que cuida dela sozinho. A mãe tem um gênio forte e Eduardo não consegue viabilizar a relação com Olga.

- VENDEDOR DE ÓCULOS (cena 72) 40 anos, carismático e atenado. Nunca dançou com os fiscais. Sabe escolher óculos bem e é cheio dos conhecimentos sobre óculos.

- JOVENS EXECUTIVOS 1, 2 e 3 (cena 102) têm entre 35 e 40 anos. São de classe média, dedicam-se ao trabalho apenas o suficiente para ter dinheiro para os finais de semana e as férias. Adoram futebol, mulher e birita.

- FUNCIONÁRIO DA CATEDRAL (cena 38), tem 40 anos, trabalha a pouco tempo no Ossuário da Catedral e ainda se envolve muito com a presença da morte. Tenta ser gentil ao máximo, o que às vezes se torna um excesso de conversa fiada.

- MÉDICO (cena 60) 35 / 40 anos, atende a classe média baixa. Apesar das dificuldades, é feliz com a profissão e atencioso com os pacientes.

- TORCEDORES 1 e 2 (cena 133) têm entre 40 a 50 anos. Torcedores fanáticos do Botafogo. Time que eles não abandonam por nada nessa vida.

- MURILO, TÉRCIO E RODRIGO (cena 135) têm 30/40 anos e sempre saem pra tomar umas cervejas depois das partidas de futebol. Os encontros sempre acabam em mesa redonda.

JOÃO (cena 135) publicitário, tem 35 anos, namora Mariana há pouco mais de um ano. Os dois se dão muito bem e suas discussões sempre terminam em risadas.